De acordo com o planejamento da obra, os materiais adquiridos com antecedência devem ser estocados, mas certos tipos de materiais merecem algum tipo de cuidado especial. Esses cuidados são importantes no que se refere ao máximo aproveitamento da capacidade do material de embelezar o ambiente geralmente usaremos madeiras para possíveis caixotes de concreto que são as tábuas e no telhado uma madeira mais selecionada.
Técnicas na armazenagem de madeira evitam desperdícios
A armazenagem é uma das principais fases do processamento da madeira. Desde o seu corte até o uso final, a madeira passa por várias etapas de armazenamento. Durante este período, as peças de madeira, sejam elas verdes ou secas, devem receber um cuidado todo especial. De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília, o principal deles é o controle do teor de umidade (TU). Mudanças bruscas no TU podem ocasionar sérias perdas originadas de possíveis defeitos ou ainda pelo ataque de microrganismos xilófagos (fungos e insetos). Uma variação rápida e desigual do TU pode causar rachaduras e empenos. Se o TU ultrapassar os 2% a madeira estará sujeita a deterioração. A madeira quando armazenada deve receber alguns cuidados específicos, estando ela verde ou seca, bruta ou beneficiada ou ainda empilhada adequadamente ou não. Os principais cuidados que se deve ter com a madeira à armazenar são basicamente dois. O primeiro é protegê-la contra a ação das intempéries. Existem situações em que a madeira é empilhada sem tabiques ou separadores. Nestas situações a água da chuva fica armazenada nos pequenos espaços entre as tábuas, favorecendo o aparecimento de fungos mancha dores ou embolora dores. E o segundo é preservá-la contra a ação dos organismos xilófagos. Neste caso, independentemente da dimensão e forma da madeira ou ainda da maneira como ela foi armazenada, deve-se, na medida do possível, efetuar um tratamento químico temporário para poder protegê-la contra a ação destes microrganismos. A escolha do tipo adequado de armazenagem vai depender dentre outros fatores, do teor de umidade final desejado; das condições climáticas locais e das condições financeiras para investimento da empresa. Na prática existem vários tipos de armazenagem de madeira serrada, porém os principais são a armazenagem ao ar livre e a armazenagem em galpões.
Para a armazenagem de madeiras em galpões existem dois tipos de estruturas, os galpões abertos e os fechados, sendo que estes últimos podem apresentar ainda as seguintes características: sem aquecimento, com aquecimento e com ar condicionado.
Armazenagem de madeiras ao ar livre
Nesta prática de armazenagem da madeira, deve-se ter o cuidado de escolher um local bem drenado, ventilado, livre de vegetação ou detritos que possam restringir a movimentação do ar principalmente ao próximo ao solo e também locais que não apresentem riscos de incêndios. As pilhas de madeira devem ser colocadas sobre suportes a uma distância mínima de 40 a 50 cm do solo.
Tábuas Corridas
Essas madeiras tem que ser compradas com um mínimo de três a quatro meses de antecedência pois elas precisam secar e enquanto ocorrem a secagem você precisamente pode reparar que a madeira se contrai no tamanho e no comprimento. Na compra de tábua na hora do assentamento o construtor corre o risco de que a tábua venha a se contrair após o assentamento aparecendo gretas entre uma tábua e outra. O armazenamento deve ser feito em lugar seco e coberto, e devem ficar lá de três a quatro meses para que possam secar e contrair-se.
Madeira para telhado
A madeira para telhado deve ser estocado em lugares secos e de forma que possam ficar empilhadas em números baixos e sempre na horizontal para não empenarem. Aconselhamos como medida de precaução colocar todo material de madeira a ser usado no telhado para secar ao sol. Após bem secas a madeira já pode ser usada pois a dilatação necessária que iria obter com o tempo já fora concluída assim você não corre o risco da dilatação quebrar telhas e até mesmo entortar o telhado.
Armazenagem em Galpões
A estocagem em galpões promove uma maior e melhor proteção à madeira em relação àquelas estocadas ao ar livre. Além de fornecerem uma maior proteção contra as intempéries, os galpões dispensam gastos extras com lonas para coberturas temporárias e com mão de obra para colocação, retirada e manutenção deste tipo de cobertura. Os galpões podem ser abertos ou fechados.
Como comprar madeira legal para construir
Manejo das espécies nativas, investimento nas reflorestadas e pesquisa sobre tecnologias inovadoras propiciam o uso inteligente desse material, indispensável à construção, Vem de longa data a relação confituosa do brasileiro com a madeira. Da febre do descobrimento que quase deu fm ao pau-brasil até hoje, cinco séculos se passaram e ainda não alcançamos a maturidade para lidar com esse precioso recurso natural. “Mesmo com uma população menor que a do estado de São Paulo, o Chile tem um mercado madeireiro dez vezes mais desenvolvido que o nosso”, compara o arquiteto Marcelo Afalo, de São Paulo, defensor do uso sustentável do material. De dez anos para cá, esse cenário vem se transformando: multiplicaram-se pelo país iniciativas que apostam em formas racionais de dispor desse insumo.
Fonte: http://www.ebah.com.br/